quinta-feira, 19 de março de 2009

A Libertação do endemoninhado geraseno

A libertação do endemoninhado gadareno
Texto: Marcos 5:1-20

Introdução

O tema dado pelos biblistas para essa perícope é “A cura de um endemoninhado geraseno”. Entretanto, uma vez que esses temas não fazem parte do texto original, pois foram inseridos com o propósito de facilitar a leitura e localização dos textos, sinto-me muito à vontade de propor a troca da palavra cura por libertação. Isso porque a palavra cura está intimamente ligada à solução de problemas de natureza física. Contudo, esse não é o caso. Esse homem está sob uma condição de escravidão, opressão e possessão demoníaca. A libertação visa colocar em liberdade alguém que está cativo ou sujeito à escravidão de outrem. Portanto, esse homem não precisa de cura, mas de libertação.
Esse texto traz como primeiro ensinamento que nem todos os problemas que atravessamos são de origem humana. Existem problemas que são de origem espiritual. Não há remédio, não há médico, não há psicólogo..., não há especialista no mundo habilitado para promover alguma solução. É preciso ter discernimento acerca das lutas que travamos. O problema que esse homem portava tinha uma dimensão muito mais profunda.
O Rev. Hernandes Dias Lopes, comentando esse texto, cita o teólogo Warren Wiersbe, onde afirma que neste episódio há três forças trabalhando: Satanás, a sociedade e Jesus.

I – O que Satanás faz por esse homem

1 – Satanás destruiu a vida desse homem. A Bíblia afirma que o diabo veio par matar, roubar e destruir (Jo 10:10). A sua tarefa principal é arruinar a vida das pessoas.
a) Destruiu sua família – Esse homem não vivia mais em casa. Diz o texto que ele andava pelos sepulcros (v. 2). Sepulcro é caminho de morte. O homem que anda sem Deus caminha em direção à morte. Ele não tinha mais uma família. O primeiro alvo do diabo é destruir sua família.
b) Destruiu seus relacionamentos sociais – Esse homem já não tinha mais amigos. Sua condição de endemoninhado era tão grave que ele já não era mais aceito em nenhum segmento da sociedade. Esse homem tornou-se um ser solitário. Sua única companhia eram os demônios. Uma outra arma do diabo é essa: minar seus relacionamentos, isolar você. A solidão não é uma boa companhia.
c) Destruiu sua saúde física e mental – Esse homem se auto-flagelava (v. 5). Diz o texto que ele “feria-se com pedras”. Ele havia machucado tanta gente, agora passou a ferir-se a si mesmo. Além disso, havia se tornado um homem violento (v. 4 – “ninguém podia subjugá-lo”). Seu comportamento era de uma pessoa insana. O evangelista Lucas registra que ele havia perdido completamente o pudor, pois andava nu (Lc 8:27).
d) Esse homem não tinha paz (v. 5). Diz a bíblia que “andava sempre de dia e de noite, clamando por entre os sepulcros e pelos montes”. Era alguém atormentado. Não havia descanso nem para sua mente nem para a sua alma. Era um perturbado. A própria fisionomia daquele homem denunciava o seu estado.
e) Esse homem estava totalmente escravizado por Satanás. Você já questionou a razão pela qual Jesus perguntou o nome daquele demônio? William Hendricks afirma que a melhor explicação é a seguinte: Jesus perguntou o nome porque ele gostaria de revelar para o homem que estava sendo oprimido e também para os seus discípulos a terrível condição daquele homem. Não tratava-se de um simples demônio, mas uma casta, uma legião, mais precisamente 6 mil entidades. Legião era um exército de invasão. Sua ação era marcada pela crueldade e destruição. Por onde uma legião passava, deixava atrás de si um rastro de morte e destruição. Havia um exército de Satanás alojado em uma só pessoa. Aquele homem havia se tornado uma marionete de do diabo.

O diabo transformou esse homem num morto-vivo, morando num cemitério, sem esperança e sem perspectiva. Qual o valor de uma vida para satanás? Para satanás a vida não tem valor algum. A vida deve ser destruída. O homem deve viver subjugado e escravizado.

II – O que a sociedade fez por esse homem
1 – A sociedade afastou esse homem do convívio social. Ele foi arrancado da sua família, impedido de entrar na cidade. Esse homem foi considerado como um caso perdido. Alguém irrecuperável. Um dos problemas mais graves que assolam o nosso país é o problema da exclusão social. A nossa sociedade provoca o isolamento e a discriminação de determinados grupos sociais. Existem alguns grupos que as pessoas sentem ojeriza. Algumas pessoas estão à margem da sociedade. Vivem estigmatizadas, alheia e ignoradas pela sociedade. O impressionante é que se dermos uma olhada no ministério terreno de Jesus, veremos que eram exatamente essas pessoas com as quais Jesus trabalhava (pobres, prostitutas, publicanos, mendigos, etc). Foi exatamente isso que a população de Gadara fez, excluiu esse homem.

2 – A sociedade acorrentou esse homem.
A prisão foi o melhor remédio que encontraram para esse homem. Colocaram cadeias em suas mãos e em seus pés. Mas, nem mesmo a prisão pôde detê-lo. O sistema carcerário brasileiro registra índices de reincidência próximo a 70%. Isso é uma prova incontestável que o Estado não consegue recuperar pessoas. O triste histórico revela a incapacidade do nosso país em ressocializar as pessoas. Isso porque o maior e mais grave problema da humanidade chama-se pecado. E para isso, não há nada que a sociedade possa fazer. Não há absolutamente nada que o homem possa fazer a respeito. Somente Cristo.

3 – A sociedade deu mais valor aos porcos do que a esse homem. O texto afirma que a libertação daquele homem provocou certa revolta em parte da população porque desencadeou na morte dos porcos. Os porcos valiam mais que uma vida. Porque nessa sociedade você vale aquilo que você tem. Qual o valor da vida para a sociedade? Para a sociedade a vida tem valor, mas vale menos que um porco.

III – O que Jesus fez por esse homem


1 – Jesus valorizou aquele homem. Jesus atravessa um trajeto perigoso para salvar um único homem. O Mestre enfrentou uma tempestade para chegar aquele lugar. Vai à Gadara por causa de uma só pessoa. Gadara era uma cidade gentílica. Uma cidade de pecadores. Além disso, era considerada pelos judeus como uma cidade imunda. Isso se deve porque eram terras destinadas à criação de porcos. Os porcos eram tidos como animais imundos pela religião judaica. Assim sendo, um judeu jamais pisaria naquela cidade. Jesus muda seu itinerário, quebra com o tradicionalismo e rompe com as estruturas sociais para salvar um homem. Porque para Deus a vida de um homem é mais importante do que o mundo inteiro.

2 - Jesus o libertou. Os demônios não oferecem resistência a Jesus, porque sabiam que não tinha a menor condição para tal. Porque onde Jesus se faz presente, o diabo deve bater em retirada. Onde há luz as trevas se dissipam (1 Jo 3:8).

3 – Jesus devolveu dignidade
(v.15). Há um contraste imenso. O cenário é extremamente antagônico entre os primeiros versículos e o versículo 15. Senão vejamos:
Aquele que antes andava correndo angustiadamente, agora está sentado;
Aquele que antes andava gritando e clamando dia e noite, agora está em silêncio;
Aquele que escandalizava a todos andando em plena nudez, agora está vestido;
Aquele que tinha comportamentos insanos agora está em perfeito juízo;
Aquele que se mostrava violento e representava uma ameaça à paz coletiva, agora é uma pessoa dócil e sociável;
Aquele que pediu para que Jesus se afastasse dele agora deseja seguir Jesus.

4 – Jesus deu a ele uma missão (v. 18-20). Aquele homem deveria voltar para casa e reconstruir o seu lar. Refazer a sua vida. Este é o maior de todos os milagres. A salvação é o maior de todos os milagres. Você é um milagre de Deus! Você é um sinal vivo do poder transformador do Evangelho.

Qual o valor de uma vida para Jesus? Para Jesus a vida é tão cara que vale a pena todo e qualquer sacrifício para salvá-la. Sua vida é tão preciosa para Deus que custou a vida de seu próprio Filho. Agostinho disse que “Deus não tinha nada mais valioso para dar ao homem, exceto o melhor que Ele tinha – Ele deu a si mesmo; ele deu seu Filho”.

49 comentários:

  1. vale apena espera porque o que Deus tem preparado para nó é iconculavel

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem!
    Gostei po demais do reflexão do texto bíblico sobre o endemoniado. Valeu!
    Deus o abençoe!
    jeancn.silva@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso esse texto, vou indicá-lo no meu blog.Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Tania diz.............
    Seria bom que todos nós que foram libertos pelo poder transformdor de Jesus fosemos testemunhas vivas para este mundo tão cruel.Com certeza teriamos vidas libertas e familias restauradas.Muito boa esta palavra que Deus continue te abençoando grandemente.
    taniacostafsa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu também era como esse homem perdido
    jesus me libertou de toda maldição
    hoje sou um servo de Deus graças ao senhor jesus o rei dos reis

    hoje é a primeira vez que vou pregar na igreja sobre libertação eu tenho certeza que muitas vidas vai ser tocadas pelo poder do espirito santo

    paulinho_caiado@hotmai.com orkut paulinho_caiado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. velho, parabéns!! Gostei tanto do texto que add a página aqui nos favoritos.

    ResponderExcluir
  7. amei td que precisamos pra nossas vidas e pra ajudar outros uma palavra muito clara e direta com varias vertentes da qual nos ensina demais estou grata a Deus por td que li.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns amei essa pregação,que sabedoria,na primeira oportunidade,vou prega-lá na minha igreja,que Deus continue te abençoando ricamente.
    27 de maio de 2010.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz do Senhor Jesus Cristo.
    Que o Senhor contine lhe abençoando, e lhe proporcionando mais intimidade com o Espirito Santo, para lhe encher de sabedoria na luz da palavra Dele.

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Pastor Deus faz maravilha pela sua palavra, e isto não é da carne e sim do Espírito, que o amado pastor através do enchimento do Espírito Santo, continue sendo inspirado para revelar o homem o poder de Deus.
    Sou um admirador do poder de Deus na vida do amado irmão.
    Parabéns pelo seu esforço e dedicação.
    E que Deus o recompense com toda sorte de Benção ao pastor e sua família.
    Um forte abraço.
    Mariano

    ResponderExcluir
  11. Ja add nos meus favoritos e sou seguidora tb é uma bençao diaria em nossas vidas!!!!
    obrigada !!!!!
    mary

    ResponderExcluir
  12. perfeito esse comentério,nunca tinha ouvido dessa forma ,mto bom.

    ResponderExcluir
  13. Lindalva disse...
    Esta palavra é tremenda! É uma revelação de Deus.Gostaria de ler uma palavra sobre:dízimos, ofertas primícias para os sacerdotes,ofertas e ofertas alçadas.Obrigada, Deus os abençoe ricamente.Amém

    ResponderExcluir
  14. um Bênção este estudo vou adc no favorito do meu blog.

    ResponderExcluir
  15. vou pregar mediante este texto muito bom...que palavra boa...

    ResponderExcluir
  16. É MISTERIO FORTE ESSA MENSAGEM, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desta palavre. Já trabalhei muito com libertação e sei que só jesus pode transformar vidas escravizadas pelo inimigo, em servos fieis a ele e a sua palavra. Que jesus possa sempre te usar no ministério Dele.

    ResponderExcluir
  18. QUE PALAVRA ABENÇOADA!É A CONFIRMAÇÃO QUE A PALAVRA DO SENHOR SE RENOVA SEMPRE!
    JÁ MINISTREI SOBRE ESTA PALAVRA, JÁ OUVÍ OUTRAS PREGAÇOES, E ESTA VEIO ACRESCENTAR MARAVILHOSAMENTE EM NOSSOS MINISTÉRIOS.
    QUE O SENHOR CONTINUE DERRAMANDO SOBRE O SENHOR, SEU MINISTÉRIO E SUA FAMÍLIA, BENÇÃOS,MILAGRES E MARAVILHAS.
    PASTORA ROSANA C. SOUTO DOS SANTOS.
    IGREJA BATISTA NOVA ALIANÇA- GÁVEA II VESPASIANO. MG.

    ResponderExcluir
  19. Uma palavra abençoada ,Glórias ao SENHOR JESUS .DEUS Abençoe a tua vida SERVO ,e cada vez te use para fazer a vontade DELE .

    ResponderExcluir
  20. amem muito forte que o senhor continui te abençoado

    ResponderExcluir
  21. obrigado por mim ensinar mais ha palavra do nosso pai

    ResponderExcluir
  22. É de Deus!!!!!!
    Que Deus te abençoe e continue te usando mais e mais!.

    ResponderExcluir
  23. Palavras como estas vem do trono de Jeova, para nos libertar de entraves que nos impedem de sermos realmente novas criaturas.

    ResponderExcluir
  24. Glória a Deus!!!!!!!!!!!!!! cada dia mais eu amo meu Deus, o meu senhor e salvador!!!!

    ResponderExcluir
  25. D+++++++++++++++++++++,,,,,,D++++++++++++++++,,,Louvo a Deus,pela vida do VASO que elaborou esta magnifica Mensagem,,,,,Parabens e continue deixando Deus te USAR-Pr.Ananias da 28ª IEQ em Paranaguá-Paraná

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, Daniel! Gostei muito da estrutura da lição. Peço, inclusive, a sua permissão para estar usando a mesma. Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. parabém pela mensagem.gostei muito! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns! Grande reflexão. Fui muito edificado!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns! Grande reflexão. Fui muito edificado!

    ResponderExcluir
  31. gostei muito desse estudo me ajudou muito

    ResponderExcluir
  32. O Senhor considera cada um de seus filhos e deu a eles libertação, salvação é missão . Vc Cristão não abandone a sua missão por causa dos afazeres, pare assim como Jesus parou para salvar 1 vida!!!

    ResponderExcluir
  33. E muito forte essa passagem
    E muito bom refletir sobre esta mensagem

    ResponderExcluir
  34. Muito forte,deus abençoe, vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  35. é muito de Deus esta msm q o Senhor Jesus esteja sempre te abençoando

    ResponderExcluir
  36. Que explicação Incrível! Jesus é bom, Ele é diferente! Ele é AMOR todinho! <3

    ResponderExcluir
  37. PR impressionante muito bom sermão permita me usa ele como base para uma pregação

    ResponderExcluir
  38. Muito boa explicação, simples e fácil de entender o proposito de Deus nesta passagem

    ResponderExcluir
  39. Aleluia,, Parabéns linda reflexão, essa será a minha primeira mensagem, creio q o Espírito Santo tocará em muitos corações, em nome de Jesus. Que Deus o abencoe PASTOR.

    ResponderExcluir
  40. A paz do senhor! Deus continue instruindo o amado pastor, ainda não tinha visto uma palavra como esta a respeito desse texto bíblico.Muito forte Deus o abençoe ricamente, Glorias a Deus ...

    ResponderExcluir
  41. Não conseguia vê essa riqueza de detalhes nessa história tão conhecida. Vou usar esses detalhes na pregação que farei sobre esse tema.Obrigado !!

    ResponderExcluir
  42. A paz do Senhor irmão.

    Foi profundo o seu comentário, Deus abençoe grandemente e lhe dê mais e mais sabedoria.

    ResponderExcluir
  43. simplesmente maravilhoso !! Vou utilizar alguns texto em minhas pregações sobre libertação
    Deus o abençoe grandemente!

    ResponderExcluir